Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Mudança, Um Livro Interminado

«Quando largou o Decameron de Boccacio sentia-se fortalecido. Estava capaz de enfrentar o mundo. Sentia-se mudado, capaz de pelejar como o Ulisses de Dante, de namorar como Boccacio, liderar como Cooper, flirtar como Balzac, vestir-se como Tolstoi, separar-se em quatro como Pessoa.
Torna-te diferente mudando de cara como quem muda de cachimbo, de camisola, de cenário. A mudança que se operava em si era estranha, tanto as unhas cresciam, como a pele esticava, engelhava-se-lhe a pele, cresciam-lhe os pelos, metamorfeava-se-lhe até o sexo. E às vezes gostava, outras vezes não.   

"Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos quando fazemos. Nos dias que não fazemos, apenas duramos." (Padre António Vieira), dizia o padre à sua beira.

E não é tão bom, ó padre, apenas durarmos? Queria que eu fizesse o quê? Um casaco de croché?»
PAS

Sem comentários:

Enviar um comentário