Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Rumo À Vitória

De Álvaro Cunhal só li o Rumo à Vitória, livro de que me recordo apenas conter uma enorme energia, «sobra» de biblioteca familiar e que me abriu o apetite para uma fase de educação ideológica global. Livro que, conjuntamente com o Capital de Marx, Engels, Feuerbach, Rosa Luxemburgo, Mao, e mais uma meia dúzia de ideólogos e práticos do socialismo e do marxismo me serviram de educação, rastreio e contraponto ideológico a um mundo multicolor plural que os anos abriram ao nosso país e a muitos dos nossos pais.
Nesses loucos anos setenta, ainda criança, a caminhar para a pré-adolescência, senti várias vezes o inimigo dentro de portas, mais a mais para um filho de um militar, filho e neto de militares, anteriormente despolitizado, com um aparente e único sentido de dever à pátria, posto perante opções dolorosas, lealdades emergidas e secessões, até aí “possivelmente” pouco imagináveis.
Mas esses verdes anos foram prenhes de valores (mesmo que diametralmente opostos e condizentes ou não com as nossas opções), de «cultura», de opinião, de paixões interessantes e o poder parecia apenas o poder da ideologia, da ideia (mesmo que já lá estivesse o gérmen do interesse, da ambição, do despudor, do vazio).  

A roda do tempo leva-nos sempre a um velho tempo e a um novo recomeço. Mortas as ideologias, eis que elas renascem pela imposição da dor do vácuo, do acrítico, uma ideologia de sinal contrário, esvaziada de conteúdo, ignizando a ação reação de um regresso ao futuro. O fel do poder, do valor do sucesso como o dinheiro, a inveja, as frustrações pessoais, tem sempre «direito» de retorno.
Curioso, como até nas relações internacionais podemos sempre esperar provar o nosso próprio amargo, como é o caso de mais um «homem doente da europa», a holanda: fiel aliado da austeridade e de um remédio mezinha congeminado na ignorância do outro e na «triste arrogância dos ignorantes (…) que acham que quem lê, escreve, pinta, compõe – pensa e cria, em suma – não é gente a quem se deva dar atenção» de que muito bem denuncia a Rosário.

2 comentários:

  1. Este seu comentário, no Horas Extraordinárias, fez-me hoje vir aqui. Também eu era uma "criança, a caminhar para a pré-adolescência, nesses loucos anos setenta" e senti igualmente "várias vezes o inimigo dentro de portas".

    ResponderEliminar
  2. Loucos, mas ricos, ao nível dos atores decisórios, Cristina Torrão. Hoje, infelizmente a cidadania sofre por ter estado demasiado tempo em omissão, naquela zona de conforto que se transformou numa zona de tormento.

    ResponderEliminar