Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Vender A Alma"

No universo de frases soltas do Facebook, houve hoje uma frase numa imagem gravada numa parede, que me chamou a atenção sobre «vendermos a nossa alma...» 
Uma frase muito adequada ao Fausto de Goethe reportada à ambição de eternidade e que todos nós subscreveríamos, já que pobreza não é não sermos providos disto ou daquilo, de riquezas, sinecuras, beleza ou afeto, normalmente do tangível e material sem desprezar o intangível, mas sim vendermos ou alugarmos a nossa alma para as alcançarmos a qualquer preço.
Mas, na continuidade dessa frase, havia um pequeno acrescento, que desfocava a frase do seu lamento inicial: «Vender a alma... para conquistarmos corações!»
E é aqui que a «porca torce o rabo» já que, como Pessoa sublinhou, «Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!»  
O que demonstra que até nas palavras, não há regra sem exceção. 
E esta exceção não apequena, agiganta, não aluga, compartilha, e é muito bela!
Como dizia o Carlos Vaz Marques: «Este é o momento de afirmarmos a nossa existência!»  


Sem comentários:

Enviar um comentário