Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Capas, Realidade e A Neuro Linguística

Uma «discussão» replicada em fóruns ou blogues literários refere-se aos gostos e impulsos individuais relevados pelas capas nas obras literárias.
Um aspeto que se estuda nas ações de formação de formadores é o apuro de estilos de aprendizagem, com vista à perceção da diferenciação pedagógica: cada um tem uma forma pessoal de «apropriação» do saber.
Uma abordagem entre várias é a do PNL, ou programação neuro linguística. 

O mapa da realidade que construímos como conjunto de representações subjetivo e único, é feito de acordo com uma seleção de três sistemas sensoriais: o visual, o auditivo, o cinestésico. 
Assim, a captação de sinais mais visuais (os Visuais), mais voltados para o sons (os Auditivos) ou mais para o tato, o cheiro e o gosto (os Cinestésicos).
A abordagem pelo PNL permite-nos assim entender como alguns são impelidos por capas e outros passam bem sem elas - desde que lhes deem «o cheiro e o gosto» do conteúdo.

Sem comentários:

Enviar um comentário