Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

LIberdade de Criar

Quando o jornalista me confidenciou o estado a que chegou o jornalismo, não me surpreendi (até porque li todos os volumes das Farpas do Ortigão!) … mas novamente inquietei-me. Quando mencionou uma estação que diz, «fazemos e criamos notícias!?», não me surpreendi mas novamente inquietei-me.
Criar é uma arte, embora também possa ser uma espécie de ilusão e muitas vezes apenas um processo; afinal toda a criação é colagem e gradação.
Criar ilusões (a nós próprios ou aos outros, ou pelo menos tentar no processo) não é muito diferente de criar escritores, no meio de milhares, milhões! de ilusões pessoais; não sendo já uma arte, mas uma ciência, não exclusiva da literatura.
Diáfanos e inocentes, parece, nem já os anjos!
Mas no meio da enorme fila de putativos candidatos a um enorme céu, mesmo que percecionado como fugaz e ilusório, onde se acolitam anjos, mas também pobres Faustos, poucos lugares se sabem reservados a ilusórios eleitos; e a esses será permitido ficar (temporariamente, é certo, num teto que gira à velocidade das nuvens) debaixo de qualquer céu que é, reconheçamos, melhor do que ficar num céu pouco definido, num indefinido purgatório ou ir direto para um desesperançado inferno.  

Sem comentários:

Enviar um comentário