Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

«Livro Sétimo»

Do «livro sétimo» contado à maneira de Vieira, o Padre, que era muito mais do que isso. Um romance histórico, para variar um pouco, que começa assim:
«Anacephaleoses, palavra grega que significa recapitulação. Recapitulação em forma de revisão da matéria. Matéria régia, titular ou titulada, heróica, astrológica, cujo conteúdo indispôs o monarca Espanhol ao profetizar Portugal como a maior e última monarquia.Nada avisado, portanto, mesmo com a graxa da dedicatória ao rei e ao santo ofício, a acumulação de judaísmo e oposição à união real. Enquanto Rosales desfiava o longo rosário da sua vida, que incluía ainda a sua denúncia como herege perpetrada por um irmão bem mais novo chamado Gaspar, ...»
não, não é quem pensam, seus malandros...
«... delação em reabilitação e reconciliação com a igreja católica, fiquei a pensar como à semelhança do meu interlocutor eu próprio tinha sido...»
 ©PAS

Sem comentários:

Enviar um comentário