Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Mordomo

... 
A realidade é que aquele homem era diferente. Mais sofisticado, mais construído, mais egoísta e individualista. Via-se ter-lhe faltado lapidação moral, via-se apenas a ganância, a busca pelo prazer. Não partiria, no entanto, para a sua missão, sem ouvir aquele clérigo. É que nem tudo o que é luz é ouro e apesar de se postar ao meu serviço, ao nosso serviço, não se escapava a uma reprimenda e a uma mensagem moral.
Fora das ruínas, do que tinha sido uma vila apalaçada, presumivelmente Romana, dois cavaleiros rodavam as montadas inquietas. Esperavam o seu companheiro, que recebia agora das minhas mãos uma saqueta bem pesada de cruzados de ouro. Afinal, a missão deste Napolitano também era pesada e não imune a riscos.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário