Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Vida Dos Livros

Nas cartas a um jovem poeta já Rainer Maria Rilke afirmava: «é evidente que se deve sempre preferir o difícil: tudo o que vive lá cabe». Já Cormac McCarthy replicava que: «as pessoas só crescem ao ritmo a que são obrigadas». Mas, porque as citações são infinitas, como as sensações que vivemos todos os dias, quantos pobres são precisos para fazer um rico? e,  se para escrever «um livro é preciso ler mil livros», quanto escritor é preciso para se fazer um escritor?
Nesta espuma dos dias cujas vagas são imprecisas, quantas vezes fúteis, faz sentido «Os livros da vida de um escritor serem, acima de tudo, os que escreveu».
Mas, se assim é, porque se teima e calcula uma literatura da nossa fase infanto - juvenil quando, como diria Rilke, «a nossa alma é apenas ainda esboço, inquietação, desordem». 
Será que as nossas sociedades vivem na imaturidade e superficialidade dos dias? ... que é, segundo Rilke,  a idade em que a felicidade vive a confusão de materiais desperdiçados!

Sem comentários:

Enviar um comentário