Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Viver Poesia

Há quem leve a vida demasiado a sério. Pura perda de caminho.
Como a Rosário aqui, penso que a poesia é um lugar escondido, uma espécie de proximidade de deus - mesmo para agnósticos. Gostei muito da frase «uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa», porque encerra o espaço que nos separa (d)o céu da terra.
A poesia tem essa capacidade paliativa indolor, onde até a dor de uma fractura tem uma métrica e uma rima (há quem diga, até, embora não nos devamos meter em polémicas, que substitui com vantagem as religiões). À que continuar, assim, a escavar usando de artroscopia introspectiva», procedimento virtual sem instruções que alguns não conhecem - embora desconfiem da sua existência. Só assim se consegue reconstruir sentidos para esses «ligamentos», que ainda não sabemos traduzir e exprimir - mas que nos conduzem felizes ou melancólicos por estes caminhos da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário