Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Os Sete Trabalhos Do Editor

Há um comentário do Rui no Horas Extraordinárias que me levou a pensar no dualismo opcional do editor (neste caso da Rosário), fruto da sua experiência de amores e desamores (poéticos, obviamente!), ligações e desligamentos que num poeta soa a relativo – e que num poeta, simultaneamente editor, deve soar ainda mais fundo, dada a dialógica - plurilógica? - das opções das prosas.
Num universo tão relativo, onde não há lugar a Javert’s - esses personagens do gosto absoluto! - há uma relatividade clara de opção que se funda no coração, mas acima de tudo no profissionalismo dos objectivos.
É que o céu, como reclamam os revolucionários da liberdade, igualdade e fraternidade, é muito largo e igual... e não cabendo na terra, cabem lá todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário