Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Breviário de Um Repúblico - Entre o Estadão E As Teias Neofeudais do Micro-Autoritarismo: José Adelino Maltez

Se há alguém que faz polpa do sofrimento alheio esse alguém é um dos meus académicos preferidos: o José Adelino Maltez . 
O José, escreveu um «breviário» do estado da nação com o apelativo e identificativo nome de «Breviário de um Repúblico - Entre o estadão e as teias neofeudais do micro-autoritarismo».
Este breviário, deste livre pensador trabalhador e trabalhoso da história, da palavra e das nossas raízes mais próximas, promete.
Um português superlativo, para quem a palavra cola com a acção tornando-a carregada de significado e que distribui em gomos o nosso sofrimento, que admiro e com que me identifico no seu olhar sobre a sociedade actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário