Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Testemunho: A Dignidade dos Indignados!

Quando Mona Lisa me abordou não estava voltado para conversa. Doía-me um molar de que desconfiava fosse um dente do siso. 
Na altura tive um comportamento não habitual em mim: um comportamento de distanciação como se aquela mulher não merecesse toda a minha atenção. 
«Que sim, anuía eu sem a ouvir! que sim, que estás carregada de razão! que sim, que isso não se faz!»
Quando olhei para ela foi a primeira vez que lhe senti uma tristeza profunda. 
Olhava-me como se lhe tivessem tirado um pedaço de vida. Vi-lhe escorrer pela tela uma lágrima.
«Porque choras?», perguntei-lhe.
Olhei para o meu lado e vi gente chorosa e um povo calado, indignado, com uma dignidade que arrepia.
«Porque choras?», perguntei novamente.
«Choro por um mundo que desaba novamente... devagar!», respondeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário