Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Reciclagem Literária

Trazido à liça o novo romance de Afonso Cruz, O Pintor Debaixo Do Lava - Loiças, a Cristina das «Andanças Medievais», menciona uma coincidência de excertos.
Não é fácil o tema num mundo em que somos cada vez menos nós próprios, sendo nós pedaços e retalho de muitos; onde começamos e acabamos? De que massa somos feitos? Quem somos nós, afinal?

De qualquer modo e salvaguardada a coincidência, O Pintor Debaixo do Lava - Loiças poderia também, num mundo de ilusões e espelhos, se ter chamado, O Escritor Debaixo Do Lava - Loiças: uma nova forma de arte de recolha aproveitando cada resto orgânico daquilo que vai sendo tragado pelo ralo. 

Afinal, todas as nossas ideias estão à mão de semear, num mundo onde «nada se cria, nada se perde, tudo se transforma»; vivemos no tempo da reciclagem e da sustentabilidade humana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário