Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Livro Digital

É engraçado como tantas verdades estão contidas no post de MRP
A primeira é que na leitura digital, as árvores agradecem. 
A segunda é que o nosso écran grande é, de facto, o livro impresso. 
A terceira é que no futuro nem tudo será como dantes. 
Pelo menos na aparência. Talvez não na essência. Porque o livro tem cor, tem sabor, tem formas, pode ser resgatado e posto de lado como um(a) amante a que se sempre se retorna, pela graciosidade, pelas formas, pela ironia, pela inteligência, pela capacidade de se dar. O livro pode-se amar, pode-se odiar e não nos agride os holofotes da alma. Faz-nos falta ao tacto, é real e sim - é muito mais perene que as plataformas que perderão os seus bites com o passar dos anos.
Como espectador de cinema, o meu pequeno écran, que já uso mais no monitor que no ecrán televisivo, não se compara a uma grande écran de cinema. O próprio formato da sala faz-me pensar que a hora é mágica e que em companhia do outro, brevemente sobrevoaremos como numa nave espacial, os sonhos projectados  no grande écran. Grande écran, que estranhamente, ou talvez não, nos dilata a alma e nos leva para uma outra dimensão.

Não me tirem o grande écran, nem os pequenos objectos de afectos a que chamamos livros. Não me tornem homem máquina.

(Como todos somos seres contraditórios declaro, num statment muito similar à da Olívia patroa e à Olívia cabeleireira, que o meu conservadorismo conflitua com o meu progressivismo,  logo, o meu amor aos livros só me perturba por momentos a autoestrada de desenvolvimento do livro é.
Livro que vejo, à frente do jovem, na escola, manuais ejectados para o seu dispositivo digital; livro que vejo no operário, feito trabalhador do conhecimento, a exigir ao gestor do conhecimento os manuais digitalizados de procedimentos; livro que vejo no utente a exigir do vendedor os manuais e as garantias enviadas para o seu dispositivo digital; ...)
Vejo tanto, às vezes, mas finjo que não vejo quando não me agrada! 

Sem comentários:

Enviar um comentário