Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Velho Escritor!

Escrever é um acto exigente quando sujeito a obrigação - e à ditadura do tempo. Exige uma espécie de esvaziamento interior que tem de ir sendo sempre compensado - e reposto.
É como uma espécie de pomar onde a recolecção dos frutos, sob pena de exaustão, tem de ir sendo compensado com a reposição dos nutrientes. Entre a insustentável leveza do existir e a insustentável dureza da reflexão, está a escrita: que está sempre datada com a data das nossas mãos, da nossa memória, da nossa estrada, das nossas fantasias.
E que não tem idade! Idade tem as pedras, o mau juízo e a saudade. Porque a imaginação e a criatividade são intemporais.
Como diriam os meus novos avós e os meus velhos pais, a velhice pode estar em nós até à nascença e as novidades serem como sementes nas nossas mãos enrugadas.
Sempre novos, caros amigos, são os livros, antes de lhes tocarmos pela décima vez e pegarmos pela lombada!

Sem comentários:

Enviar um comentário