Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A espuma dos dias: «O regresso»

Ao longe
O tempo desmente
Ter estado escondido.
Mas ele lá está
Por entre as folhas
No orvalho caído.

Escondido como
Que por vergonha,
Ou por medo,
De se ter feito esquecido
Quando o que precisávamos dele
É que fosse mais comedido
Na sua passagem
Por entre os poros
Que revestem
O nosso caminho.

Ao longe
O tempo desmente.
Mas quem é ele
Para negar
O que sentimos
Ou para desfrutar
Os frutos
Da nossa vida?

Vai-te tempo,
Esconde-te!
Por entre as vielas
Da minha vida
Unta-me as mãos
E o rosto
Aligeira-me os sentidos,
Faz-me teu amigo
E não desperdices,
Aquele rumor
Que perpassa em nós
E que nos arrasta,
Aquele zumbido
Baixinho,
Que canta à nossa porta,
E que nos sussurra ao ouvido,
«Eu sou
A espuma dos dias!»

Sem comentários:

Enviar um comentário