Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Maravilhas de Portugal E A Demasiada Entronização Para o Eu

Este ano está - me a acontecer algo de estranho: escrever dois livros à vez, quase como se estivesse na guerra do Solnado!
E isto para não contabilizar o terceiro que sai da intensa pesquisa do primeiro e dos acertos finais de uma tese de mestrado!
Preocupa-me, no entanto, a minha última visita àquela jóia de livraria que é a Bertrand do Chiado, às moscas, à excepção do zumbido - baixinho - de um grupinho de funcionários entediados.
Valeu uns turistas não nacionais, daqueles que aparentemente gostam de livros, que fotografavam deliciados a Bertrand de alto a baixo.
Será que eles iriam gostar de alguns dos nossos autores recentes que vivem muito menos para as suas estórias e muito mais para um eu introspectivo passado para rascunho?
Sobre este assunto perguntava-se há tempos sobre os nossos autores - escritores no exterior: porque singram tão poucos? 

Sem comentários:

Enviar um comentário