Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Europa Diferente, Exige-se!

Este post enquadra-se numa daquelas áreas extramuros que me entusiasma.
E que revela que, mesmo a leste, nesse leste que se libertou de uma economia castradora planificada para um sonho de uma economia totalmente libertária de bezerros de ouro, se começa a perceber que a Europa não pode ser só um projecto económico sem gente dentro.
E que a história da construção europeia nas suas raízes “queria” paz com desenvolvimento.
E que o desenvolvimento se faz no concerto dessa narrativa velha que é, a cultura, educação, investigação e inovação, não nessa narrativa bolorenta, amorfa, porque se confunde com intensidade e exploração, chamada competitividade. 


Godspeed, Rosário, e que se substitua com muito mais eficácia a tecnocratas grisalhos no pensamento, lançando sobre eles as suas flores, as suas portas e as suas janelas arejadas a ocidente.
Ainda, ontem, recuperando o livro e a cultura, estiveram muitos no lançamento da “Magia Das Chaves”, um projecto totalmente dedicado à Acreditar, que nos faz acreditar que a um país mesmo em resgate sobram créditos na construção de uma Europa feita à velocidade do verdadeiro sentido de humanidade – derrubadas as barreiras dos egoísmos, egocentrismos e narcisismos de um individualismo sem comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário