Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ESCRITORES E ESCRITORES

Do ponto de vista do Priberam um escritor "é um autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo e forma que emprega)". Faz o Priberam também a distinção do escritor público que considera um literato de profissão, ou seja, alguém que tem grande conhecimento de letras, literatura, que denota erudição, ou quem se dedica à escrita. O escritor será, assim, pois, esse último. Alguém que se dedica à escrita de uma forma apaixonada, muitas vezes visionária, outras, quase sujeita de adicção. Uma adicção de conhecimento da raiz da vida, do transporte para outras vidas, do sentido da vida, de suporte de vida - talvez de suporte para outras vidas impossíveis fora do corpóreo das nossas limitadas existências. 
Do ponto de vista do Priberam, que é um ponto de vista como tantos outros, há pois pelo menos dois tipos de escritores: os escritores que escrevem e os escritores que vivem a escrita. Às vezes interseccionam-se, outras são conjuntos indefinidos e paralelos.
  
Um autor é um agregador de palavras, de sentimentos, de expectativas, de vivências, um sintetista da palavra, da cor, da ilusão. Não somos escritores por sermos, somos escritores pela inflexão da nossa voz, pelo dorido dos nossos sentimentos, pela alegria do nosso olhar, pelo repositório da nossa saudade. Ser-se escritor será sempre um caminho, não o destino. Um verbo, nunca um substantivo. Uma esperança de sermos traduzidos, nunca uma consagração.

Sem comentários:

Enviar um comentário