Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

RENASCIDO II

Já o Grego Heródoto dizia, num tempo diferente do dos palermas que hoje destroem sem apelo nem agravo a memória tangível de uma civilização, muito para lá da do nosso Grego: «Pensar o passado, para compreender o presente, para idealizar o futuro». Bem como Confúcio nos lembrava que: «Se queremos conhecer o passado, examinamos o presente que é o seu resultado; e se queremos conhecer o futuro examinamos o presente, que é a sua causa». Ao dobrar o cabo dos enta poderia ter-me conformado em ir semeando o meu armazém de diatribes, o lugar onde tento ser eu e Deus ao mesmo tempo, já que só o Poderoso se pode dar a este prazer de revoada e de omnipresença. Mas, como todos os mortais, percebi que o partilhar não só me dava esse puxão de consciência aguda da mortalidade, como me daria uma pobre mas sólida razão para a minha existência. E, assim, aqui está um dos meus muitos reportes já anteriormente finalizados (este no ano da graça de 2012). Agora, em 2015, solidariamente revisado (como é mister e maldição dos não pertencentes a tribos...) e dado à publicação. O Futuro é passado no presente não sendo um romance estruturado com todos os elementos que povoam os romances, também não é um livro de contos. Assim, será um híbrido: vamos chamar-lhe um Reconto! Uma espécie de Teoria Singular dos Contos Relativos. E nunca se esqueçam que o nosso Futuro é o nosso passado, devidamente carimbado e aposto no presente.

Mais aqui:  http://www.amazon.com/Futuro-Passado-Presente-Portuguese-Edition/dp/1508918848

Sem comentários:

Enviar um comentário